segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MODA MASCULINA: alfaiate da grife italiana Ermenegildo Zegna explica por quê investir em ternos sob medida


Um vestido convencional está para um item de alta-costura assim como um terno comum está para um feito sob medida. Para os homens pouco acostumado com os termos (e os desejos) da moda, só precisam saber uma coisa: vale a pena pagar mais por este tipo de serviço. Até o fim deste texto você deve estar convencido por quê.

O especialista em alfaiataria da marca Ermenegildo Zegna, Federico Castiglioni, responsável pelo departamento Su Misura da grife italiana, veio ao Brasil para tirar pessoalmente as medidas de clientes brasileiros por três dias em setembro de 2013. “Um terno desses passa por 500 mãos no processo todo para garantirmos sua qualidade”, explica Castiglioni, que diz que não apenas as medidas são personalizadas de mangas, barras ou lapelas, mas a escolha de tecidos, acabamentos e outros detalhes praticamente imperceptíveis, como seu nome bordado em uma etiqueta interna ou em todos os botões. 

Tanta atenção com consumidor custa a mais, obviamente. Um costume Zegna convencional custa cerca de R$ 9 mil, enquanto um sob medida a partir de R$ 12 mil. Pudera, é tudo feito na matriz na Itália. Mas a proporção é a mesma em marcas e alfaiates não tão estrelados.
CHIC HOMEM: VISITE A SEÇÃO DE MODA MASCULINA, DEDICADA A HOMENS COM ESTILO

Porém, as vendedoras da loja do shopping JK resumiram melhor a importância do terno sob medida. “A maior parte deste tipo de cliente vêm aqui para corrigir algum tipo físico que o incomoda, como muita barriga ou pouco ombro,” explicaram Paula Portezan e Elaine Ferrari numa conversa informal nos bastidores. Tal recurso não é tão dominado por quem faz os ajustes tradicionais em uma loja tradicional. 

Elas fazem também o papel de consultoras, e contaram também a história de um consumidor marombado, que entrou ali determinado a sair com um terno ajustado branco, mas acabou muito bem-vestido em uma versão azul-marinho, em linhas retas, mais apropriadas a seu corpo todo musculoso da cabeça aos pés.

A pedido do Chic, Federico Castiglioni descreveu como seria o terno mais contemporâneo na sua opinião. “O terno atual pra mim é feito em tecido formal, mas com a jaqueta em estrutura desconstruída, com alguns detalhes em couro para dar a aspecto de luxo esportivo. O paletó tem dois botões, abotoamento baixo e duas fendas atrás, usado com calça sem pregas.”

Se não for apenas a forma sua preocupação, ele trouxe na bagagem um tecido exclusivo para o mercado brasileiro, uma mistura de lã e seda conhecida como Trofeo, que segundo ele tem toque sedoso, um pouco de transparência e levemente com brilho. 

Agora, um vestido de alta-costura não é o que um executivo imagina para o seu dia a dia de trabalho, certo, querido leitor? Então tente comparar este terno sob medida como um carro turbinado com todos os opcionais. Neste caso, vale quanto custa? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário