quinta-feira, 18 de abril de 2013

MODA DO SÉCULO XXI



Com o início do novo milênio, as mudanças começaram a ser muito mais aceleradas, os inúmeros acontecimentos passaram a ser vividos com muito mais intensidade, a consciência ambiental passou a ser um estilo de vida.
Esse é o período no qual a mídia passou a ter uma grande influência nas pessoas, e devido a isso o capitalismo se fortaleceu. Com o desenvolvimento da internet as pessoas tem tido cada vez menos contato físico dessa forma criando uma realidade virtual.

Na moda, o início século XXI é marcado por duas tendências, a que “nada se cria, e tudo se copia’ e a “moda vem e vai” caracterizada pela moda retro. As divas do cinema e a música perderam lugar para as drag-queens e as paradas gays, que lotam as casas noturnas e passam a exercer grande influência sobre o público.
Com fim do luxo e do glamour tudo fica desordenado, os conceitos mudam. Entra em pauta o romantismo, a ingenuidade, a inocência, a suavidade, a poesia, a calma, o amor e até mesmo uma nova filosofia hippie, no velho modelo do “Faça amor, não faça a guerra”

Devido a busca por uma identidade própria, as pessoas passaram a criar peças com seu próprio estilo, utilizando-se de materiais alternativos produzindo dessa forma o desenvolvimento sustentável. Além disso, foi o período em que as tribos urbanas tiveram uma grande popularização como a moda adolescente dos Emos e dos Geeks, o movimento “indie” popularizou-se com as bandas de rock alternativo, bitrock entre outros, o certo e errado deixou de existir.

O corpo passou a ter uma maior valorização, sendo que as roupas trouxeram uma grande busca pela sensualidade e perfeição. Também surgiu as tatuagens, os piercing e as Escovas Progressivas que deixam os cabelos cada vez mais lisos e esticados dando mais brilho.

Estamos vivendo em uma época em que tudo ocorre de forma acelerada, sendo que e a moda é baseada na maioria das vezes na releitura do passado. sendo que o que foi moda a algum tempo atraz será relida e transformada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário